Pais Brilhantes, Tecnologias Fascinantes | 8/7/2011
A internet é uma rede com uma imensidão incrível, criada com um propósito: conectar as pessoas do mundo todo. Hoje isso é possível, mas também é possível fazer muito mais; assistimos programas televisivos online, conversamos com pessoas de outros países, temos na tela do computador um acervo bibliográfico magnifico, sobre todos os assuntos, todos os gostos, assim, estamos conectados diretamente ao conhecimento, temos uma imensidão de fonte de notícias, temos redes sociais onde podemos conhecer milhares de pessoas interessantes, entre outras coisas. Além da internet temos jogos, multimídias que facilitam nosso divertimento e nosso entretenimento, tornando nossa vida mais exequível, possível. Quando jogamos algo, esquecemo-nos de nossos problemas e aventuramo-nos em algo imaginável e vívido, fazendo o que nós gostamos ou sonhávamos em realizar. Posso afirmar isso, pois é assim que eu me sinto, amo jogar no computador. Quando chego em casa, cansada da escola, do curso, vou para a frente do computador e esqueço de tudo. A partir daquele momento a minha vida é o computador, o meu mundo é o computador.
“Há um mundo a ser descoberto dentro de cada criança e de cada jovem. Só não consegue descobri-lo quem está encerrado dentro do seu próprio mundo”.
O Dr. Augusto Cury, com esta bela frase, começa a escrever uma parte de seu livro, Pais brilhantes Professores Fascinantes, onde o titulo dessa parte é “Para onde caminha a juventude”. Lendo isso penso o que aconteceu com a juventude; na qual está completamente obcecada por tecnologia, internet, computadores, jogos e tudo mais que os “adultos de hoje” podem lhes oferecer. Essas crianças e esses jovens acabam esquecendo-se de seu mundo, acabam deixando de serem crianças, perdendo sua infância, sua juventude. Conectadas em um mundo virtual, onde cada um é o que quer ser, e não o que é. Eu perdi noites jogando, como eu já mencionei anteriormente, eu amo jogos de computador. Aquela máquina se tornou um vício, algo que eu não tinha controle, meu único objetivo, minha ambição era jogar computador. A internet também pode se tornar um problema; crianças conhecendo pessoas que não são o que realmente dizem, jovens sofrendo, com o novo cyberbulliyng, vídeos que mostram o pior da sociedade. Quem educará seu filho, a internet ou você? Isso não significa privar seu filho de conectar-se a essa rede. E sim, ter um controle sobre o que seu filho pensa, o que seu filho acessa, o que seu filho sente. Pois internet existe em todo o lugar: na escola, no curso... Descubra, estude, explore, conheça e eduque seu filho da melhor maneira possível, sem deixar que a internet realize o seu papel.