ALUNOS CLASSIFICADOS NA MOSTRATEC ESTÃO NA ISEF, NOS EUA
ALUNOS CLASSIFICADOS NA MOSTRATEC ESTÃO NA ISEF, NOS EUA

12 jovens de vários estados apresentam trabalhos na maior feira de ciência do planeta

09/05/2022 -



A comitiva de estudantes brasileiros que se classificou para a Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair) já está em Atlanta, Estados Unidos. São 12 estudantes que se classificaram na Mostratec e agora vão apresentar seus trabalhos na maior feira estudantil de ciência do planeta.

Os 12 estudantes, que vieram de diferentes Estados, entre eles RS, PR, SP, RJ, MS, MA e TO, classificaram nove projetos durante a Mostratec 2021, realizada pela Fundação Liberato de Novo Hamburgo. A feira, que acontece na capital da Georgia, vai até o dia 13 de maio, no Georgia World Congress Center.

Conheça os projetos que representam o Rio Grande do Sul:

Physioarm – Dispositivo para auxílio na fisioterapia de membros superiores de pacientes pós AVC – Cidade: Novo Hamburgo/RS

Estudantes: Samuel Simão (19 anos)
Rafaela Cardoso Machado (19)
Orientador: Alexandre Giacomin
Instituição: Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha

O projeto PhysioArm une as áreas de eletrônica, mecânica e fisioterapia, visando auxiliar no processo de recuperação das sequelas causadas pelo acidente vascular cerebral em membros superiores. O AVC é causado pela interrupção da circulação sanguínea em uma região do cérebro, o que causa lesões nos tecidos cerebrais. A gravidade das sequelas depende da área atingida e da extensão da lesão, podendo causar deficiências neurológicas, sensitivas, motoras e/ou cognitivas, afetando, principalmente, a independência e a qualidade de vida dos indivíduos. Levando em conta que a velocidade de recuperação dos membros superiores é geralmente mais lenta do que a dos inferiores e o impacto que eles geram na autonomia do indivíduo, o trabalho buscou desenvolver o projeto de um dispositivo para mover o membro superior de pacientes pós AVC, servindo como um recurso a ser utilizado na fisioterapia.


Bionic Step II: Dispositivo mecânico bípede para locomoção de deficientes medulares – Cidade: Novo Hamburgo/RS

Estudantes: Júlia Otoni Bicca Vilela (19)
Julia Isabel Ninow da Rosa (19)
Orientador: Alexandre Giacomin
Instituição: Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha

Nos últimos anos, a taxa de ocorrência de lesões medulares por consequência traumática vem crescendo constantemente. Por consequência, os deficientes medulares precisam lidar com problemas que vão além da sua pouca ou nenhuma capacidade de movimentação, abrangendo o âmbito físico e psicológico, e tendo seu quadro clínico agravado, muitas vezes, pelo confinamento à equipamentos como as já tão conhecidas cadeiras de rodas. Assim, essa pesquisa trata da segunda fase de desenvolvimento de um dispositivo mecânico bípede para locomoção de deficientes medulares, capaz de reproduzir o movimento de marcha humana através da utilização de músculos artificias pneumáticos (PAMs). Sua principal finalidade é atuar na reabilitação fisioterapêutica de indivíduos com pouca ou nenhuma movimentação dos membros inferiores do corpo humano, impactando positivamente em fatores como a qualidade de vida e a longevidade, a partir de um mecanismo acessível a grande parte da população.

Economia Circular: Um estudo comportamental dos jovens do litoral norte gaúcho – Cidade: Osório/RS

Estudante: Victórya Leal Altmayer Silva (18)
Orientadora: Flávia Santos Twardowski Pinto
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/RS
A economia da maior parte dos países baseia-se em produzir, consumir e descartar, caracterizando-se como linear. Esse tipo de economia ocasionou um aumento de consumo 1,7 vezes maior do que as necessidades reais da população, gerando uma taxa de consumo 50% mais rápida do que a velocidade de renovação dos recursos naturais. Diante desse cenário de colapso econômico, social e ambiental surge como alternativa viável à Economia Circular (EC), um sistema socioeconômico que propõem um fluxo cíclico através de 10 práticas: recusar, repensar, reduzir, reusar, reparar, recondicionar, remanufaturar, reaproveitar, reciclar e recuperar. Contudo, a EC ainda é um campo de estudo pouco desenvolvido, especialmente sob a perspectiva do comportamento humano. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi construir um modelo do comportamento circular de jovens de 14 a 19 anos do Litoral Norte gaúcho através da Modelagem de Equações Estruturais.

Fotos: Luis Eduardo Selbach







# HOMEM SEM MEDO

DEMOLIDOR DEVE GANHAR NOVA TEMPORADA
Com chegada das séries da Marvel com a Netflix no ...
21/05/2022 -
# COMEÇO

NOVA SÉRIE STAR WARS VAI CONTAR ORIGENS
Acolyte será posicionada 100 anos antes dos aconte...
18/05/2022 -
# RECONHECIMENTO

ESTUDANTES BRASILEIROS SE DESTACAM NA ISEF
Maior feira de ciências do planeta premia trabalho...
16/05/2022 -
# COMEMORATIVO

MARVEL PREPARA HQ ESPECIAL PARA O HOMEM-ARANHA
Amazing Fantasy número 1000 vai ter vários artista...
14/05/2022 -
# RETOMADA

SÉRIES DA MARVEL FEITAS PELA NETFLIX CHEGAM NA DIS...
Demolidor e Jessica Jones, entre outras, chegam ao...
11/05/2022 -
# EXTERIOR

ALUNOS CLASSIFICADOS NA MOSTRATEC ESTÃO NA ISEF, N...
12 jovens de vários estados apresentam trabalhos n...
09/05/2022 -





# NOVAS INFOS
DC CONFIRMA NOVIDADES DE DUAS CONTINUAÇÕES

# EXTERIOR
ALUNOS CLASSIFICADOS NA MOSTRATEC ESTÃO NA ISEF, N...

# PERDA
JON WATTS SAI DO COMANDO DE QUARTETO FANTÁSTICO